quinta-feira, 2 de abril de 2009

santos e Santo


“Há tempos nem os santos tem ao certo a medida da maldade”. Renato Russo
Não faço ideia de quantas vezes já ouvi expressões como: “os tempos mudaram”, “antigamente as coisas eram diferentes”, “esse mundo já não é como era”, enfim, referências das mais diferentes ao fato do mundo estar se tornando um lugar cada vez pior. O trecho da música citada acima, “Há tempos”, da banda Legião Urbana, é a forma que o compositor achou pra traduzir esse pessimismo em relação a situação desse mundo.
Enquanto estamos esperando existem algumas coisas que tornam nossa espera algo insuportável, pense na insegurança, na corrupção, nos valores diminuídos, na instabilidade da família, na desvalorização dos relacionamentos e sentimentos. Será que Renato Russo tem razão? Será que até os santos perderam a medida da maldade?
Eu não posso responder pelos santos, mas pelo Santo – sabe, aquele que eu espero – posso dizer algo.
A Bíblia está repleta de descrições das pessoas de nossa época, Paulo disse a Timóteo que existiriam pessoas arrogantes, desobedientes aos pais, ingratos, mais amantes dos prazeres que amantes de Deus, tendo apenas forma de piedosos. Pedro por sua vez fala de pessoas escarnecedoras que zombariam daqueles que esperam, ou seja, enquanto espero me torno motivo de chacota. Jesus fala que o amor esfriaria em quase todos. Pensando nessas descrições cabe a pergunta: Se Deus foi capaz de anunciar como as pessoas seriam más em nossos dias será que ele perderia o controle sobre essa maldade?
Deus tem tudo sob controle, até mesmo os maus com suas maldades. Enquanto espero a maldade se prolifera, mas jamais Deus perde a conta. Talvez você se sinta injustiçado e até já tenha questionado se Deus tem alguma coisa haver ainda com esse mundo. Digo sem medo de errar Renato Russo estava errado. Não sei dos santos que ele conhecia, mas o Santo que eu conheço – e espero – sei que ele tem a maldade contada, isso não quer dizer que este mundo vai ser justo com você, ou com aqueles que você ama; mas, com certeza as injustiças estão com seus dias contados

Um comentário:

Sleep's disse...

Sooooooooor ô//
Saudades de ti ;) dps daa uma passadinha lah no nosso blog e !
bejobejo.