quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Renato Russo e uma inquietação


“As coisas reveladas pertencem a nós e a nossos filhos, porém as encobertas pertencem a Deus” (Deuteronômio 29:29).

Você tem alguma dúvida que já se arrasta por muito tempo? Você tem alguma pergunta que insiste em permanecer sem resposta? São muitos os mistérios da existência, são muitas as coisas que não entendemos e exatamente por isso tornam-se de difícil aceitação. Renato Russo cantava sobre uma dessas inquietações, dele e que talvez seja partilhada por você. “Quem me dera ao menos uma vez, entender como um só Deus ao mesmo tempo é três”. Esse é um trecho da música Índios, e traz um dos maiores mistérios acerca da existência de Deus. Afinal temos um Deus ou três deuses? A trindade é composta de três pessoas que formam uma única divindade, ou três deuses? Deus Pai é mais deus que os outros? Se os três são “deuses” como fica a idéia de um único Deus? Se existe um único Deus, o que é o Filho? Quem é o Espírito Santo?
São muitas as perguntas, já as respostas talvez não sejam tão numerosas e talvez não completamente satisfatórias. A Bíblia apresenta desde muito cedo a existência de uma divindade composta por três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo. Iguais na divindade diferentes na personalidade. Mas como isso é possível?
Tenha uma coisa bem clara em sua mente: Deus não cabe no mundo das possibilidades. Sendo assim, essa única vez, que Renato Russo gostaria de ter pra entender a natureza triúna de Deus, provavelmente nunca chegará para ninguém, o dia de entender plenamente quem Deus é não está no calendário do céu. Mas como posso crer se não entendo?
Nem todas as bananas do mundo cabem na fruteira que fica na mesa da minha casa, mas isso não invalida a existência delas. Não entender a Deus não o torna menos real, simplesmente me faz perceber que sou limitado.
Deus existe a despeito de comprovações e compreensões. Neste mundo de espera precisamos do necessário para sobrevivência, para a sobrevivência da sua fé Deus revelou tudo o que é importante. Enquanto espera contente-se, quando a espera acabar faça as perguntas para Ele.

2 comentários:

cândido gomes disse...

maravilha! anotei a das bananas.. bem amim rodor. cara, aqui vai uma sugestão. não sei se vc já pensou nessa possibilidade.. já pensou em utilizar seu blog como ferramenta em suas aulas? tipo, pôr aqui textos para apreciação dos alunos.. para que deixem comentários.. sei lá.. o nosso amigo hudson (manchinha) tem feito isso em brasília e tem dado certo.. se gostar da idéia, a gente conversa depois.. abraço.

Tiago Rodrigues disse...

Olha Cândido... achei boa a sua idéia viu?!
Conversaremos melhor sobre isso... acho que vou por em prática.
Já coloquei em prática um recurso que aprendi lendo o seu blog, o lance de colocar algumas frases em destaque.
Valeu pelo apoio e idéias.
Abraço