sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Pressa



Quem já ouviu um pouco de Engenheiros do Hawai vai se lembrar da música Promessa, que no seu refrão dizia: “O Céu é só uma promessa, eu tenho pressa vamos nessa direção”. Acho que Humberto Gessinger, vocalista da banda, estava certo quando escreveu esses versos da música. De fato o Céu é uma promessa, e por hora só uma promessa; das pessoas com as quais nos relacionamos nenhuma esteve lá, cremos nos relatos bíblicos que falam do céu como real, podemos crer que ele é real, mas por enquanto é Promessa. E toda a promessa por melhor que seja vem acompanhada de um elemento um tanto incômodo: a espera.O que separa o potencial do real é a espera; O compromisso do presente de natal, da noite de natal: a espera. O dia do noivado, do dia casamento: a espera. A última mensagem a distância do reencontro no aeroporto, a espera. A promessa vem acompanhada da espera. A promessa do Céu não é diferente. Por isso o verso que vem logo em seguida a constatação de que o céu é “só uma promessa” diz: “eu tenho pressa”, em outras palavras: “não dá pra esperar”. Eu não tenho tempo pra perder aguardando, vou seguir na direção mais conveniente e pronto.Estamos cercados de pessoas apressadas, na verdade, nós mesmos vivemos apressados. Cumprimentamos as pessoas mas não paramos pra elas; tropeçamos em mendigos porque não os notamos devido a pressa; torcemos para que as pessoas sempre respondam ao nosso “Como vai?” com um simples “Tudo bem”, porque caso as coisas não estejam bem não teremos tempo para escutá-las; eu tenho que acabar logo essa reflexão para que ela pareça pequena e você não desista da leitura, afinal você deve estar com pressa. Nós vivemos estourando o tempo, vivemos uma corrida contra o relógio, vivemos com pressa.O problema é que a pressa nos desvia da promessa. Nos acostumamos com tudo rápido, com tudo instantâneo, se pudéssemos pediríamos, uma religião de fast food, onde tudo está pronto, onde me sirvo, vou embora e só volto quando sentir fome de novo. Passo a ter uma religião que atende as exigências do agora, com isso o “Céu que é só uma promessa” e assim será por tempo não determinado, torna-se algo muito distante e pouco atraente. Preciso de um Deus que me atenda agora, que me satisfaça na minha busca por emprego, por um companheiro, por uma namorada, por uma faculdade, mas não quero propostas a longo prazo ou de prazo incerto.O Céu é uma promessa, e a espera que contraria nossos hábitos é a mesma que nos habilita a receber o cumprimento da promessa. Jeremias disse “Bom é esperar a salvação do Senhor” (Lamentações 3:26). Bom porque ela é certa, bom porque enquanto não vamos ao encontro dEle, Ele vem a nós. A vida exige que você viva apressado, escolhendo os caminhos mais “práticos”. Nosso Pai espera que você espere. Não deixe que a pressa substitua a Promessa.

Um comentário:

gisellevarga disse...

é.... eu continuo na espera, enquanto não tenho certeza de quando ela chega, eu só posso esperar a volta de jesus mesmo, essa é a mais almejada e certa que vem! pq as outras esperas, eu realmente cansei de esperar.. rs =/